Whatever \o/

sexta-feira, julho 22, 2011


Sobre ser quem você é!

0
Se a cólera que espuma, a dor que mora
N'alma, e destrói cada ilusão que nasce,
Tudo o que punge, tudo o que devora
O coração, no rosto se estampasse;

Se se pudesse o espírito que chora,
Ver através da máscara da face,
Quanta gente, talvez, que inveja agora
Nos causa, então piedade nos causasse!

Quanta gente que ri, talvez, consigo
Guarda um atroz, recôndito inimigo,
Como invisível chaga cancerosa!

Quanta gente que ri, talvez existe,
Cuja ventura única consiste
Em parecer aos outros venturosa!

MAL SECRETO
(Raimundo Correia)


Lendo esse poema com um olhar critíco, sem generalização, logo percebemos um fluente problema na sociedade: a falsidade. A alma transmite o que cada pessoa sente, e o certo deveria ser refletido em cada personalidade humana. Porém, muitos possuem uma tal máscara que esconde a realidade interior de cada ser, no intuito de transparecer uma perfeição para visão social.

Já pararam para pensar quantos sorrisos, quantos olhares, quantas promessas, quantas lágrimas derramadas, quantos abraços, quantos namoros acontecem de forma totalmente superficial? Quando na verdade, são só projeções para esconder tudo o que aflinge. Pois é, aparência fisíca tornou-se também, uma maneira de fazer imperceptível a verdadeira índole pessoal.

A mídia é uma das contribuintes para influênciar nesse paradigma. Replicam personagens de ficções, dando o ponto de partida para inspirar na individualidade humana, tirando de ênfase o desejo íntimo de alguém. E também, a busca pela perfeição projetada, pode ser constante nas vontades de uma pessoa que procura ser superior aos demais.

Está longe de encontrar uma solução definitiva para esse problema; no entanto o melhor caminho é uma conscientização de ambos. Ninguém é perfeito. Todos tem medos, problemas, decepções, cometem erros, possuem traumas e repulsas. O objetivo não é demonstrar tudo o que nos aflige, mas sim, buscar um fim nessa convivência humana de superioridade para algumas pessoas (se alguém está mal, a vida de tal pessoa que finje estar bem, é melhor do que de quem está mal). Se você é uma pessoa explosiva, ciumenta ou romântica e carinhosa demonstre isso sem medo de não ser aceito no padrão social. Afinal, a Terra possui mais de 7 bilhões de habitantes, cada um tem a sua enssência, dando valor a ela, que conseguiremos chegar ao caminho da paz!

0 comentários:

Postar um comentário